Em Maio de 2009 existiam cerca de 505 mil desempregados, o que comparando com o mês anterior significa uma diminuição de cerca de 2 mil desempregados. Comparativamente com Maio de 2008, houve um aumento de cerca de 88 mil desempregados.
A nível regional, as menores taxas de desemprego registaram-se na Região Autónoma dos Açores (6.3%) e na região Centro (6.7%) e as maiores taxas registaram-se na região Norte (10.9%) e na região do Alentejo (10.3%).
A taxa de desemprego corrigida da sazonalidade, comparativamente com o mês anterior, diminuiu nas regiões de Lisboa e Açores e manteve-se na região Centro. Comparando com Maio de 2008, os maiores aumentos verificaram-se nas regiões do Algarve (de7.2% para 10.2%) e na região Norte (de 8.4% para 10.9%). O menor aumento verificou-se na Regiõ Autónoma dos Açores (de 5.6% para 6.3%).
Relativamente ao número de desempregados, verificou-se em Maio de 2009 uma redução relativamente ao mês anterior nas regiões Centro, Lisboa e Açores e aumentos nas regiões Norte, Alentejo, Algarve e Madeira. A maior redução no número de desempregados registou-se em Lisboa (cerca de menos 3 mil desempregados) e o maior aumento verificou-se na região Norte (cerca de mais 2 mil desempregados).
Olá!!
ResponderEliminarEu faço parte, infelizmente dessas estatísticas...jé enviei mais de 500 CV e ainda não consegui arranjar trabalho à 6 meses!!
(O único que consegui arranjar em part-time, não me pagaram!...aproveitam-se da crise para explorar as pessoas...)
Deixo aqui o meu testemunho e espero que esta situação melhore rapidamente!!
Um beijinho a todos!!
Patrícia